Em 2019, Veolia Brasil recebeu mais de 470 mil toneladas de resíduos no CGR Biguaçu

O Centro de Gerenciamento de Resíduos - CGR Biguaçu - localizado em Santa Catarina, é considerado um dos melhores aterros sanitários em tecnologia, qualidade operacional e proteção ambiental. Durante 2019, foram tratadas mais de 470 mil toneladas de resíduos sólidos urbanos, beneficiando 1,4 milhões de pessoas em 23 municípios. Esse CGR recebe 1.500 toneladas diárias de resíduos e opera na modalidade 24/7.

O CGR Biguaçu ocupa uma área de 86 hectares. Considerada uma planta multitecnológica, ela abriga uma Estação de Tratamento de Resíduos do Serviço de Saúde (RSS), Aterro Sanitário Classe II, Armazenamento de Resíduos Classe I, Estação de Tratamento de Efluentes, Estação de Queima Controlada de Biogás (com geração de créditos de carbono) e Unidade de Compostagem de Resíduos Orgânicos. Também está sendo desenvolvida uma usina termelétrica para produzir eletricidade a partir do biogás gerado na decomposição dos resíduos.

A Veolia considera que a proteção ambiental é um ponto estratégico para a sustentabilidade de suas atividades. Por isso, projetou um sistema operacional de monitoramento ambiental que proporciona:

  • Drenagem, coleta e tratamento de líquidos percolados;

  • Drenagem, coleta e queima controlada dos gases gerados;

  • Prevenção, minimização e controle de odores e ruídos;

  • Monitoramento da qualidade dos efluentes, águas superficiais e subterrâneas.

Enfatizando os mais altos padrões de qualidade e segurança operacional, o CGR Biguaçu possui sistemas de impermeabilização e cobertura operacional com geomembranas HDPE, além de uma equipe técnica totalmente treinada. Além disso, possui também uma moderna estação de tratamento de efluentes para atender às demandas internas e externas e um moderno laboratório anexo à Estação de Tratamento de Efluentes da ETE, que permite o controle e monitoramento de todos os processos, garantindo assim a qualidade da operação.

A planta de tratamento de resíduos do serviço de saúde do CGR Biguaçu opera com autoclave, equipamento de esterilização a vapor, e tem uma operação automatizada e controlada por indicadores de desempenho.

Os controles e o monitoramento do ecossistema são realizados periodicamente para garantir a qualidade da operação e sua conformidade com o meio ambiente.